Rússia propõe super-rodovia que ligaria Europa, Ásia e América
O diretor da Russian Railways, Vladimir Yakunin, apresentou uma proposta onde expõe a construção de uma descomunal rota que poderia fazer possível o transporte desde a Patagônia até a Londres se assim desejasse.
A super-rodovia, cujo projeto toma o nome de Desenvolvimento da Faixa Trans-Euroasiática, iria desde o Alasca até Londres com a ajuda de estradas, pontes e túneis subterrâneos e submarinos.
O projeto juntaria a Rússia com EUA graças à conexão com a região de Chukotka, ao leste de Rússia, atravessaria o estreito de Bering e entraria na península de Seward no Alasca.
Para Yakunin a criação desta grande estrada potencializaria o desenvolvimento de muitas indústrias e geraria empregos. Assim o assegurou em uma conferência realizada na Academia de Ciências Russa:
- "O projeto deve ser uma alternativa ao atual modelo (neoliberal) que causou uma crise sistêmica. O projeto deve ser convertido em uma zona futurísticas do mundo, e deve ser baseado em liderar, não captar tecnologias."
Segundo o mesmo Yakunin, o projeto desta grande estrada poderia ser de igual magnitude que o plano GOELRO, o primeiro grande desenvolvimento soviético para a recuperação econômica implementado por Lenin e Stalin.
Sabe-se que o projeto custaria milhares de milhões de dólares, mas no momento não há certeza da logística financeira que implicaria a intervenção de outros governos.
Fonte: Siberian Times.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!