Escutar vozes na cabeça é bem mais comum do que cremos

LuisaoCS

Escutar vozes na cabeça é bem mais comum do que cremos

Um dos epítomes do desequilíbrio mental, ao menos no plano pop, é escutar vozes "dentro de sua cabeça". Este sintoma, tão potencialmente poético quanto perturbador, é associado coloquialmente com esquizofrenia, bipolaridade e outros fatores da fauna dos "malucos". No entanto, ao que parece, escutar vozes na cabeça é bem mais comum do que até agora se cria.

Calculam que na atualidade entre 5 e 15% das pessoas apresentam este sintoma. Ademais, um estudo recente publicado no diário médico The Lancet e patrocinado pelo Welcome Trust descobriu que 81% dos participantes alguma vez já experimentaram esta situação advertindo que escutam mais de uma voz, enquanto 70% escutam frases específicas e a metade só percebe sons.


2/3 dos participantes acrescentaram que enquanto escutam estas vozes ou sons também experimentam sensações físicas complementares, por exemplo, cosquinha em certa zona do corpo ou calor nas palmas dos pés.

Os resultados abrem novas vias de estudo para entender a profundidade deste fenômeno e seus envolvimentos psicoculturais. Mas enquanto isso acontece, se você for um dos que recebe estas estranhas comunicações, ao menos relaxa e sorria, porque você não está sozinho. Tamo junto!

"You lock the door and throw away the key. There’s someone in my head but it's not me."

- “Brain damage”, Pink Floyd.

Via | Science Daily.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!