Japonês inventa máquina capaz de transformar plástico em combustível

LuisaoCS

O plástico é um dos maiores agentes poluentes que põem em xeque o meio ambiente. Só para que você tenha ideia aproximada, são necessários 7% do total da produção anual de petróleo, para fabricar 260 milhões de toneladas de plástico que o mundo consome a cada ano. Ainda que possa parecer impossível, o plástico pode voltar a ser um combustível, segundo demonstrou a empresa japonesa Blest, com uma máquina assombrosamente simples, desenhada por Akinori Ito, capaz de converter o plástico em gasolina, diesel ou querosene.

Conhecida por seu programadores como "Caixa Mágica, a máquina pesa 50 quilos e pode converter 1 quilo de plástico em 1 litro de gasolina, através de um processo mantido em segredo. Segundo explica seu criador no vídeo mostrado acima, o gás resultante da fundição do plástico, atravessa um cano de água fria que converte o gás em petróleo e, depois, em qualquer derivado que possa ser utilizado como combustível, como a gasolina ou o diesel.

Akinori Ito diz ter distribuído a máquina nos países onde o plástico é um problema para o meio ambiente de primeira ordem. Ele pensa que chegará o momento no qual as pessoas comecem a ver o plástico que usam como um combustível, e não como um simples desperdício. Ante as possibilidades de sua futura comercialização ainda restam várias dúvidas pendentes que giram em torno da eficiência energética e também do próprio meio ambiente, já que no processo é liberado moléculas contaminantes como o éter e a clorina.

Como sou praticamente cego em química, não vou arriscar dar palpites e esperar que alguém nos acenda a luz via comentários, mas este post, por enquanto, merece a categoria de ceticismo, porque algo não está quadrando neste invento milagroso, sobretudo na relação de transformação.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!