Ter fome nos inclina a comprar mais coisas, inclusive se não for comida

LuisaoCS

Ter fome nos inclina a comprar mais coisas, inclusive se não for comida

Todos sabem que não é muito aconselhável ir ao supermercado com o estômago vazio: provavelmente acabaremos enchendo o carrinho com muito mais caprichos do que se estivéssemos saciados.

No entanto, o que agora confirmam é que não só compramos mais comida se temos fome, também compramos mais de tudo, inclusive coisas que não têm nada a ver com a alimentação, segundo um estudo de Alison Jing Xu, da Universidade de Minnesota, que acaba de ser publicado na revista PNAS, intitulado "Hunger promotes acquisition of nonfood objects".

Xu e sua equipe realizaram uma série de cinco experimentos de comportamento que incluíram um total de 379 pessoas. Num experimento, os voluntários foram questionado num café, classificados de acordo com a fome que sentiam, e depois pediram que eles opinassem a respeito de uma série de produtos alimentícios, como sanduíches ou bolachas, bem como artigos não alimentícios como o iPad Mini.


As pessoas famintas qualificaram melhor os produtos alimentícios, mas quanto a qualificação de produtos não alimentícios não foi achado uma diferença significativa. Não foi assim à hora de calibrar o desejo de adquirir tais produtos: tanto os alimentícios quanto os não eram mais desejados pelos famintos.

Um experimento posterior convidou um grupo de pessoas com fome, onde a metade dos voluntários foram convidados a consumir uma torta. Os resultados foram similares.

Com estes resultados, Xu e seus colegas exploraram se a fome conduz as pessoas a adquirir artigos não alimentícios quando têm que pagar por eles. Os pesquisadores viajaram a grandes armazéns e escanearam os recibos de 81 compradores, que depois foram submetidos a uma bateria de perguntas para avaliar seu estado de ânimo e quão famintos estavam.

Após ter em conta o estado de ânimo e a duração do tempo de compras, os resultados mostraram que os compradores famintos compram mais produtos não alimentícios e gastam até 60% a mais que os compradores sem fome.

Os achados sugerem que a fome cria uma mentalidade aquisitiva que anima as pessoas a conseguir mais coisas em geral, sem se importar se é oferecido de forma gratuita ou se tem uma etiqueta com um preço.

Contudo, este fenômeno provavelmente tem seus limites: se uma pessoa tem muita fome, então toda sua atenção se centrará em conseguir comida, não produtos não alimentícios.

Via | Smithsonian.


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