A CIA está interessada em usar o clima como arma

LuisaoCS

A CIA está interessada em usar o clima como arma

Em janeiro de 2011, o geo-engenheiro Alan Robock recebeu um estranho telefonema. Duas pessoas que se identificaram como consultores da CIA lhe fizeram várias perguntas, entre elas, se seria possível detectar um comportamento estranho, humanamente modificado, no clima.

Robock listou as maneiras em que os pesquisadores climatológicos poderiam detectar estas anomalias: uma mudança nos padrões da estratosfera ou nas nuvens baixas sobre o oceano, assim como os aeroplanos ou naves injetando gases ou partículas na atmosfera poderiam ser detetados por satélite.


Segundo o relato de Robock, os “consultores” da CIA também se mostraram interessados em saber se outras potências mundiais poderiam saber com a mesma celeridade se eles mudavam o clima. A CIA é patrocinadora da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (NAS, por suas siglas em inglês) e a agência tem interesse no desenvolvimento e rastreamento do aquecimento global ao menos desde 2009, quando fundaram o Centro para a Mudança Climática e Segurança Nacional. Este programa foi cancelado em 2012, mas a agência afirmou que seguiria pesquisando independentemente.

O pesquisador não pode afirmar nem negar que o evento tenha acontecido, mas uma coisa é segura: transformar o clima num arma seria a evolução racional das armas químicas e biológicas do passado, e em seu papel de geo-engenheiro, a única coisa que Robock pode fazer é advertir dos perigos potenciais de fazer algo assim.

Suas pesquisas encontraram cinco benefícios e 26 riscos potenciais da modificação humana das condições climáticas; o maior benefício seria reduzir a temperatura do planeta, e a melhor forma de fazer isto seria terminar com o uso de combustíveis de carbono e fomentar a vontade política de implementar energias limpas e renováveis em seu lugar. A geo-engenharia com fins bélicos, de qualquer modo, é proibida pela Convenção para as Nações Unidas sobre a Proibição de Uso Militar ou Hostil de Técnicas de Modificação Ambiental.

Se na Terceira Guerra Mundial vão utilizar o próprio planeta como arma, talvez aquela profecia de Einstein -de que a Quarta seria brigada com paus e pedras- se tornará realidade no espaço de algumas poucas gerações.

Via | The Guardian.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!