A ilusão óptica que pode durar mais de três meses

LuisaoCS

A ilusão óptica que pode durar mais de três meses

Não é incomum que falemos de ilusões visuais e auditivas no NDig, de modo que considero que você já está preparados para provar a mãe de todas as ilusões. Conhecida como efeito McCollough, em honra à neurocientista Celeste McCollough que a descobriu em 1965, e é uma ilusão proporcionada pela percepção da orientação e da cor em nossa retina e no córtex cerebral.

O efeito acontece quando olhamos alternativamente dois padrões de linhas e cor. O primeiro é uma trama de linhas horizontais vermelhas e negras e o segundo uma trama de linhas verticais negras e verdes. Para que a ilusão surja é necessário olhar alternativamente cada um dos dois desenhos durante alguns minutos e terminar olhando uma trama de linhas horizontais e verticais brancas e negras. Se tudo ocorrer conforme o esperado, as primeiras linhas brancas nos aparecerão avermelhadas e as segundas ficaram esverdeadas (bem a contrário do que caberia esperar pela orientação original).


Até aí não há nada particularmente tão surpreendente na ilusão, pois certamente você já deve ter visto algo parecido ai pelo mundão da rede. O curioso do efeito McCollough é que se comprovou que, se você testar durante ao menos 15 minutos, o efeito pode durar horas e inclusive dias, e em alguns trabalhos científicos falam de pessoas que experimentaram durante até três meses e meio.

Ainda que os cientistas não sabem 100% como funciona (como costuma acontecer com a maioria das ilusões), sim parecem estar de acordo que o efeito não acontece unicamente na retina, senão que modifica temporariamente a configuração dos neurônios do córtex visual primário. Como sabem? Entre outras coisas, porque quando o sujeito se submete ao efeito com um olho apenas, depois percebe as barras coloridas com os dois olhos (interação binocular). Também fizeram testes pondo o efeito em intervalos de 50 Hz (que não percebemos de forma consciente e que são percebidas por esta zona do cérebro) e segue funcionando.

O efeito é também o que se conhece como um "after-effect", o que significa que acontece uma espécie de efeito secundário após ter recebido o estímulo. Funciona com casais de cores complementares por uma propriedade do sistema visual chamada "antagonismo à cor" -quando estimulamos muito os receptores de uma cor, ao deixar do olhar sofremos uma espécie de apagão e surge a complementar-. A diferença é que este efeito secundário costuma durar apenas alguns segundos e aqui se mantém.

Como curiosidade, os informáticos dos anos 80 foram vítimas de uma variante deste efeito por culpa das telas de fósforo verde. As pessoas que passavam muitas horas diante de um texto negro sobre verde, e posteriormente iam ler um livro, por exemplo, afirmavam que o texto aparecia em cor rosa.

Em qualquer caso, se você passou muito tempo vendo o vídeo anterior e depois de uns minutos segue sofrendo do efeito, não se preocupe porque tem um antídoto: é só ver um vídeo com as cores invertidas e por estas propriedades tão incríveis quanto desconhecidas do cérebro, o efeito será compensado. Mas levou um susto, hein?

Via | Science.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!