A ciência explica por que os gatos amam tanto as caixas

LuisaoCS

A ciência explica por que os gatos amam tanto as caixas

A ciência resolveu um dos grandes mistérios da natureza: por que os gatos amam as caixas de papelão? Se você tem um bichano ou passou mais de quinze minutos na Internet, seguramente já notou que não importa que classe de brinquedo dê ao felino, ele sempre o deixará por uma caixa vazia ou um rolo de papel toalha ou higiênico. A resposta a esta conduta é muito simples: as caixas são cômodas e protegem, o que reduz o nível de estresse e mantém a temperatura. Então, agora tudo tem mais sentido.

- "Esconder-se é uma estratégia da espécie para lidar com as mudanças no ambiente e os fatores de estresse", comentou Claudia Vinke, líder do estudo. Outro benefício proporcionado ao se meter em contêineres pequenos, é que isto obriga o animal a se contorcer, o que o ajuda a manter o calor. Assim, o gato não precisa gastar energia extra para manter sua temperatura corporal e, acidentalmente, o papelão é um excelente isolante.

Para chegar a esta conclusão, trabalharam com gatos domésticos de um refúgio nos Países Baixos. O processo foi muito simples:


  • Fornecer caixas a um grupo de gatos e ademais ter um grupo controle sem caixa.
  • Proceder com a medição dos níveis de estresse nos animais.

Há que levar em conta que os gatos costumam retrair-se em situações novas e estressantes, como a mudança de habitat, por isto, quando os gatos que tinham caixas se mostraram mais interessados em ter contato humano e se acostumaram mais rapidamente ao ambiente novo, foi possível concluir que tinham reduzido seus níveis de estresse.

Em conclusão, as caixas são para os gatos o que o Internet é para muitos de nós: um lugar confortável onde podemos retrair para evitar lidar com os problemas e ignorar as diferentes fontes de ansiedade e, ocasionalmente, de hostilidade.

Via | Wired.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!