A espantosa eficiência energética do cérebro
Nosso cérebro, apesar de toda a informação que processa, só consome energia. Tal e qual explica amplamente o neurocientista Read Montague em seu livro "Your Brain Is (Almost) Perfect", não há ponto de comparação se observamos o consumo de energia de Gary Kasparov e Deep Blue (o super-computador desenvolvido pela IBM) quando disputam uma partida de xadrez.
Segundo Montague, o cérebro do jogador humano gastaria a ordem de quinze ou vinte watts de energia, enquanto o Deep Blue consumiria a ordem de milhares de watts. De igual forma, conquanto Deep Blue precisava uma grande quantidade de ventiladores para combater o calor que gerava ao realizar tantos milhares de cálculos -era capaz de calcular 200 milhões de posições por segundo, duas vezes mais rápido que a versão de 1996-, o cérebro de Kasparov mantinha a temperatura normal.
Em parte, o segredo da eficiência energética do cérebro de Kasparov reside no fato de que passou toda sua vida incorporando as estratégias do jogo até transformá-las em algoritmos mecânicos e econômicos. Quase como nós quando escovamos os dentes ou dirigimos o carro para casa pensando em outras coisas.
À medida que a estratégia cognitiva de Kasparov melhorava, já não precisava percorrer de forma consciente os passos de abertura de uma partida: bastava olhar o tabuleiro de maneira rápida, eficiente e com menos interferência de consciência. E assim seu consumo energético mal superava a de uma lâmpada de quinze watts, tal e como explica Dick Swaab em seu livro "We are our Brains":
Isto significa que o consumo total de energia do cérebro de uma pessoa ao longo de uma vida de uns oitenta anos não suporia mais que 1400 dólares, segundo os preços vigentes, conforme calculou Michel A. Hofman. Por esse preço é impossível conseguir um computador com uma vida útil tão longa. Por 15 reais é possível fornecer energia a um bilhão de neurônios ao longo de toda a vida!
Uma fantástica e eficiente máquina dotada de conexões paralelas e, ademais, melhor preparada para o processamento de imagens e associações que qualquer computador existente.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!