Os extrovertidos ficam menos doentes
Que traços de nossa personalidade produzem mais bem-estar em quem os têm? As conclusões de um estudo, intitulado "Personality and gene expression: Do individual differences exist in the leukocyte transcriptome?" e publicado na revista Psychoneuroendocrinology, são claras: a extroversão não só nos faz sentir melhor, senão que melhora a saúde.
Para chegar a esta conclusão, uma equipa de pesquisadores da Universidade de Nottingham (Reino Unido) e da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) analisou 121 adultos saudáveis (86 mulheres e 35 homens) os cinco traços típicos de personalidade (abertura, responsabilidade, amabilidade, instabilidade emocional e extroversão).
Para isso, empregaram chips de DNA de alta sensibilidade, que analisaram o DNA a fim de conhecer que traços de personalidade estavam relacionados com a expressão de certos genes que podem afetar a nossa saúde mediante o controle da atividade de nosso sistema imunológico.
As pessoas com traços mais extrovertidos tinham um melhor funcionamento do sistema imunológico e portanto, tinham melhor saúde e ficava menos doentes. De fato, apresentavam um sistema imune mais eficaz que as pessoas com qualquer outro traço de personalidade (incluídas as responsáveis). Segundo Kavita Vedhara, da Escola de Medicina da Universidade de Nottingham:
Nossos resultados indicam que a extroversão se associou significativamente com um aumento na expressão de genes pró-inflamatórios e que a consciência se relaciona com uma redução de expressão de genes pró-inflamatorios."
Em outras palavras, os extrovertidos parecem ter um sistema imunológico que pode tratar com eficácia uma infecção. Conquanto as pessoas cautelosas são as que podem estar menos expostas às infecções, devido a sua consciência, têm sistemas imunes que podem responder com menos eficácia.
Via | NewSci.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!