Cientistas conseguem desacelerar a velocidade da luz
Uma equipe de pesquisadores escoceses recém anunciou ter conseguido flexibilizar um das grandes metas da ciência moderna: a velocidade da luz. Ao que parece conseguiram que a luz viajasse a um ritmo menor que sua própria velocidade, enviando fótons através de uma máscara especial que altera sua forma e retarda-os abaixo da constante que determina a velocidade da luz.
Durante o experimento os cientistas notaram que os fótons (partículas individuais de luz) se mantiveram viajando a velocidades menores ainda após atravessar a mascara e regressar ao espaço livre, um comportamento que, se for confirmado, poderia transformar a perspectiva científica em relação à luz. Quando atravessa materiais como a água ou cristal, a luz diminui ligeiramente sua velocidade mas retoma sua constante uma vez que volta ao espaço livre, coisa que desta vez não ocorreu.
A mascara cumpre um papel crucial nesta dinâmica já que pelo visto, a influência que exerce sobre as partículas de luz se mantém ainda após ter sido atravessada por completo. Trata-se de um dispositivo de cristal líquido controlado por um software especializado. O professor Padgett, parte da equipe de pesquisadores que fazem parte da Scottish Universities Physics Alliance, afirmou em uma palestra que sustentou com um de seus colegas:
- "A mascara imprime padrões no raio de luz, e demonstramos que é esta 'padronização' do raio que o retarda. Mas uma vez que o padrão foi imposto, e inclusive quando a luz já está fora da mascara e simplesmente está propagando em espaço aberto, a velocidade se mantém mais lenta".
No caso de que este experimento seja reafirmado teria sérios envolvimentos para o mundo da física já que poria em dúvida um aspecto crucial da teoria da relatividade, o qual, desde que foi apresentada por Einstein em 1905, tem sido uma referência fundamental para outras dezenas de teorias e, em geral, para traçar o mapa de realidade cientificamente validada.
Via | BBC News.
Notícias relacionadas:
Comentários
Se pode ser desacelerada, pode ser repelida também e um corpo que não reflete luz seria... Invisível?
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!