Em pouco tempo saberemos se o planeta anão Ceres abriga vida extraterrestre

LuisaoCS

Em pouco tempo saberemos se o planeta anão Ceres abriga vida extraterrestre

No próximo 6 de março a sonda Dawn, enviada pela NASA, chegará à órbita do planeta anão Ceres, onde se especula a possibilidade de que exista vida devido a sua baixa densidade global e à quantidade proporcional de líquido congelado que possui.

A qualidade deste planeta anão, descoberto por Johannes Kepler, mudou de categoria conforme a astronomia avançou em seus estudos: cometa, planeta, asteróide e recentemente, planeta anão. É o maior corpo celeste do cinto de asteróides que se encontra entre Júpiter e Marte e possui uma área de aproximadamente a do estado do Amazonas, ainda que nem por isso deixa de ser menos interessante.


A fé de todos os astrônomos está agora fixada na sonda que viajou a 75km/h desde 2007: Ceres é quase um completo mistério para nós, segundo Christopher Russell, pesquisador principal da missão Dawn, na Universidade de Califórnia.

- "Ceres, diferente de Vesta, não tem meteoritos vinculados que ajudem a revelar seus segredos. Tudo o que podemos predizer com confiança é que vamos ficar surpresos."

A sonda Dawn conta com a tecnologia adequada para traçar um mapa detalhado da superfície do planeta anão, bem como a exploração necessária para obter estudos sobre sua geologia e condições térmicas.

Ao que parece 2015 fará honra a sua nomeação como ano internacional da luz, dando passo à descoberta dos planetas anões. Em julho deste mesmo ano a nave New Horizons, também da agência espacial estadunidense, sobrevoará Plutão.

Via | ABC.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!