A epidemia do Ébola começou com uma árvore oca, um menino e alguns morcegos

LuisaoCS

A epidemia do ébola começou com uma árvore oca, um menino e alguns morcegos

As investigações sobre a epidemia de Ebola na África desde o ano passado continuam e agora parece que começaram a esclarecer o mistério a respeito de sua origem. O paciente zero, um menino de dois anos, parece ter-se infectado em uma árvore oca onde habitava um grupo de morcegos. A vila de onde o menino Emile Oumauno era originário se encontra em Guiné, uma comunidade pequena de aproximadamente 31 casas dentro da região arborizada do país, uma região que atrai os morcegos da fruta, os megaquirópteros.

Os resultados da investigação foram publicados por um grupo de cientistas liderados por Almudean Marí Saéz. Em princípio, o estudo considerou um grupo possível de animais que teria sido capaz de contaminar o paciente, mas a evidência descartou a todos menos os morcegos: nenhuma outra espécie teve uma baixa significativa na população. Isso, somado ao costume em Guiné de caçar morcegos pode ter levado a uma transmissão uma variante específica do vírus do Ebola: o zaire.

A variante zaire é uma das cinco espécies do vírus do Ebola conhecidas, descoberta em 1976, é a causadora da epidemia que afetou Serra Leoa, Guiné e Libéria, e é a mais letal conhecida do vírus.

Via | Embolmed.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Muito parecido com o filme 'Epidemia' com Dustin Hoffman e Cuba Gooding Jr, mas no caso o hospedeiro era um macaco.
A vida imitando a arte.

Mas fiquei impressionando mesmo foi com a equipe que deu conta de localizar o 'marco zero' da infestação. Parabéns pra eles.

Imaginou se algo semelhante a isso acontece em solo brasileiro? Com a densidade demográfica que temos nos grandes centros?

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!