O espetacular cometa Lovejoy poderá ser visto no céu de janeiro de 2015

LuisaoCS

O espetacular cometa Lovejoy poderá ser visto no céu de janeiro de 2015

2015 começa com a melhor pirotecnia, aquela das flores do céu: os cometas. Neste ano poderemos ver desde o 1º de janeiro um cometa a olho nu, que cobrará brilho paulatinamente durante a primeira semana do mês.

Trata-se do cometa C/2014 Q2, o quinto cometa descoberto pelo astrônomo amador Terry Lovejoy. O ponto de maior magnitude do cometa ocorrerá em 7 de janeiro, quando passará a 70 milhões de km da Terra, o que o tornará fácil de detectar nos céus noturnos, como um bólido de fogo verde roçando a constelação de Orion para Touro e as Plêiades.

Este cometa que se caracteriza, como a maioria dos cometas, por uma luz verde em sua testa, em realidade tem já uma magnitude superior a 4, no entanto, devido ao brilho da lua, serão necessários binóculos para observá-lo nestes dias. A partir de 7 de janeiro, quando tenhamos noites sem lua, poderá ser apreciado sem a ajuda de ferramentas telescópicas. O cometa se manterá no firmamento todo o mês.

A cor verde de sua cabeça vem das moléculas de C2 fluorescentes na luz ultravioleta no vazio sideral. Na antiguidade os cometas eram celebrados como os arautos de novos tempos, como grandes sementes-espermas cósmicos que davam à luz uma nova inflexão na história.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!