O que são esses vermezinhos que flutuam em nossos olhos?

LuisaoCS

Pare só um momento e olhe para o céu ou uma parede branca luminosa, para ver esses vermes e pontinhos mais escuros que nadam dentro do olho. Todos temos (principalmente as míopes), mas ainda que pareça que estão vivas, as miodesopsias, também chamadas "moscas esvoaçantes", são glóbulos vermelhos ou grânulos de proteína que flutuam na frente do olho.

Mas este vídeo TED explica muito melhor. Machael Mauser explica que, quando as miodesopsias se aproximam à parte de trás do olho, fazem uma sombra sobre a retina, a mesma que podemos ver em contraste com um fundo uniforme.

O segundo fenômeno que explica -que não é tão usual como o primeiro- é o de pontos de luz flutuando ao redor, que a ciência chama fenômeno entóptico do campo azul, ou fenômeno Sheerer. Estas luzes são causadas por glóbulos brancos que atravessam as diminutas capilares da superfície da retina. Como são quase do mesmo tamanho que as pequeninas veias, provocam tráfego e os glóbulos vermelhos ficam a lenta velocidade.

Estes são os dois fenômenos entópticos mais comuns, e saber por que acontecem é uma boa maneira de recordar que muitas vezes o que vemos está mais dentro de nós do que fora.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Quer dizer que conseguimos enxergar essas coisas à olho nu ?!

E eu que sempre pensei que fosse poeira que grudava na lágrima e ia nadando pela superfície.

Taí uma coisa que sempre quis saber.

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!