Como liberar memória e recursos quando o Firefox trava

LuisaoCS

FirefoxSe você faz parte do grupo de 30% de usuários que usam o Firefox, segundo estatísticas de várias empresas (StatCounter, Quantcast, Net Applications y Gemius), conforme mostrado por este arquivo PDF, e que permanece fiel ao browser, apesar do irritante problema de fuga de memória e do verdadeiro bicho papão comedor de recursos, vai gostar destas duas dicas.

A Mozilla publica em seu blog oficial alguns destes dados e o que mais me chamou a atenção, além dos 30%, é que em um estudo de usabilidade encontraram uma pessoa que abriu mais de 600 abas ao mesmo tempo (o meu computador teria travado umas 150 mil vezes). Este é o grande problema do Firefox, dependendo do conteúdo visitado, ali pela décima... décima primeira aba, o computador começa a pedir água e fica a um passo de travar. Veja como evitar isso.

Se você é outro que sofre com este problema de latência, consumo de recursos, e comumente vê o Firefox no topo da lista de processos consumindo 300MB, 500MB, 750MB... poderá minimizar a situação configurando o about:config que envolve o seguinte:

  1. Na barra de endereço do FireFox escreva o seguinte: about:config
  2. Em qualquer área da janela que abrir clique com botão direito do mouse e escolha Nova Opção -> Boolean
  3. Na caixa que aparecer digite o texto: config.trim_on_minimize e clique em OK
  4. Na nova caixa que vai abrir escolha True
  5. Reinicie o FireFox.

A partir de agora sempre que notar que o Firefox estiver "comendo muita memória", abra o Gerenciador de Tarefas (CTRL+ALT+DEL) e procure o processo do FireFox. Minimize e maximize o programa para ver a memória utilizada subir e descer.

Em geral quem enfrenta o problema de consumo de memória também já teve a infeliz oportunidade de ver o computador travar por causa do consumo de recursos do sistema. As vezes o CTRL+ALT+DEL seguido do encerramento do programa resolve, só que se você decidir abrir novamente as mesmas janelas , o problema se repetirá uma e outra vez, além de que existem casos em que não queremos perder a informação aberta, como por exemplo no preenchimento de formulários ou campos de blogs, etc. Se este for o seu caso você pode fazer o seguinte para forçar o Firefox a liberar os recursos:

  1. Abra o Gerenciador de Tarefas (CTRL+ALT+DEL);
  2. Clique na aba Processos e localize o firefox.exe;
  3. Clique com o botão direito sobre ele e escolha Definir prioridade > Tempo real.
  4. Escolha Sim no diálogo que vai se abrir.
  5. O sistema deverá ficar um pouco instável. Aguarde alguns segundos até o Firefox despejar os recursos e faça a operação inversa, ou seja:
  6. Clique na aba Processos e localize o firefox.exe;
  7. Clique com o botão direito sobre ele e escolha Definir prioridade > Normal.
  8. Escolha Sim no diálogo que vai se abrir. Pronto, seu PC está destravado e pronto para abrir mais trocentas abas.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!