O açúcar é pior que o sal para a pressão arterial
Conquanto, ante sintomas de hipertensão, recomenda-se a redução do sal nas refeições, um novo estudo publicado na revista Open Heart sugere que o mais efetivo é reduzir o consumo de açúcar, sobretudo frutose, derivada do açúcar das frutas e do xarope de milho, que contém frutose concentrada e é o adoçante mais empregado nos alimentos processados, sobretudo bebidas de frutas e refrigerantes.
Inclusive doses moderadas de açúcar em curtas durações podem causar danos. Pelo contrário, o consumo de açúcares de origem natural, como o da fruta, não resulta prejudicial, e inclusive é benéfico.
Segundo a pesquisa, um alto consumo de açúcar demonstrou o aumento significativo da pressão sistólica e a pressão arterial diastólica nos ensaios de oito semanas ou de mais duração.
Também aumenta a freqüência cardíaca, o gato cardíaco, a retenção renal de sódio e a resistência vascular. Deste modo, as pessoas que consomem 25% ou mais de calorias de açúcar têm quase três vezes maior risco de morte por doença cardiovascular.
Dessa forma, reduzir o consumo de açúcares acrescentados limitando os alimentos processados é uma ótima atitude para todos, sobretudo para os hipertensos.
No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 30 milhões de brasileiros sofrem de hipertensão e há outros gritantes 12 milhões que não sabem que padecem da doença.
A hipertensão mata por ano 9,4 milhões de pessoas no mundo todo, devido às complicações como AVC, infarto, entre outras. No Brasil, a doença é responsável por 300.000 mortes ao ano.
Via | Medical News.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!