Maggie Simpson e Edna Krabappel “publicaram” um artigo em uma revista científica
Boas notícias para os amantes de The Simpsons e más para os amantes da ciência. Um artigo intitulado "Configurações homogêneas difusas" foram aceitas em duas publicações que dizem ser arbitradas por pares. Os autores? Kim Jong Fun, Margaret Simpson e Edna Krabappel. O objetivo do texto era desmascarar as revistas que dizem ser científicas e que publicam pesquisas em troca dinheiro (simonia científica, se me permitem).
O texto foi criado por Alex Smolyanitsky com a explícita intenção de expor as fraudes de dois "journals". Ambas publicações pertencem a um tipo particularmente depreciável de negócio onde um artigo é publicado sem passar pelo processo de revisão por pares. Neste caso, um dos jornais aceitou o artigo imediatamente; o segundo demorou um mês em uma tentativa por falsificar o processo de revisão e publicou-o e depois enviou uma fatura de $459 dólares ao autor.
Redigir o texto foi mais fácil do que pode parecer porque todas e cada uma das frases foram extraídas do SCIgen, um gerador de lero-lero do MIT que soa científico, por exemplo: - "O WEKAU não roda em um sistema operacional tradicional, senão que requer uma versão reprogramada independentemente do Microsoft Windows 1969 - Versão 7.1.0".
Esta não é a primeira vez que expõem estes negócios. Em fevereiro de 2014, a Springer e IEEE, duas publicações científicas, tiveram que retirar mais de 120 artigos porque não tinham nenhum sentido e foram elaborados com o mesmo programa que criou o artigo de Marge e Edna.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!