Luz verde para a construção do maior telescópio do mundo
O Conselho do Observatório Europeu Austral (ESO) aprovou a construção do European Extremely Large Telescope (E-ELT), o maior telescópio do mundo. Terá um custo aproximado de 1 bilhão de euros e não entrará em funcionamento até dentro de dez anos.
Sua localização final será nom Cerro Armazones, no Deserto de Atacama (Chile), a só 20 quilômetros de distância do Very Large Telescope. O E-ELT será um telescópio óptico infravermelho que terá uma abertura de 39 metros e permitirá caracterizar exoplanetas com massas similares à Terra, estudar cúmulos estelares em galáxias próximas e realizar observações ultra-sensíveis do universo profundo.
Os contratos para a construção da cúpula do telescópio e sua estrutura principal serão realizados no final de 2015. Meses depois, espera-se que comecem as obras do que vai ser o maior contrato firmado pelo ESO, a organização astronômica intergovernamental da qual fazem parte Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Itália, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, República Checa, Suécia e Suíça e a qual em breve se unirá também o Brasil.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!