Artigos científicos da Nature agora podem ser lidos gratuitamente
Macmillan, a editorial responsável pela veterana revista científica Nature, anunciou que a partir de agora todos os artigos científicos publicados nela poderão ser lidos de forma gratuita mediante uma plataforma de software que *Nature descreve como similar ao iTunes da Apple.
Na plataforma será possível fazer anotações, mas não copiar o conteúdo, nem imprimi-lo ou baixá-lo para o computador. Ademais, você só poderá acessar o artigo se tiver um link direto que deverá ser fornecido por um assinante da revista, que de qualquer forma será possível compartilhar, por exemplo, em redes sociais, de modo que todos terão acesso ao conteúdo sem problemas.
Os assinantes institucionais poderão ler todos os artigos científicos da revista desde sua fundação em 1869, mas os individuais só a partir de 1997.
Segundo o diretor da divisão de Ciência Digital de Macmillan, Timo Hannay, isto simplesmente busca simplificar o que os pesquisadores já estavam fazendo:
- "Sabemos que os cientistas já estavam compartilhando conteúdos, usualmente em obscuros fóruns da Internet usando práticas torpes e que consumiam muito tempo".
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!