Probabilidades de se recuperar do câncer depende da geografia

LuisaoCS

Probabilidades de se recuperar do câncer depende da geografia

9 em cada 10 crianças diagnosticados com leucemia linfoblástica sobrevivem ao tratamento nos Estados Unidos, mas na Jordânia, a taxa de sobrevivência é apenas 16%. A geografia -e os fatores econômicos e sanitários relacionados a ela- determina em grande parte a sobrevivência dos pacientes de câncer, segundo dados do maior estudo sobre o câncer jamais realizado, no qual levaram em conta 25,7 milhões de pacientes.

O doutor Michel Coleman da London School of Hygiene and Tropical Medicine e um dos autores do estudo em questão, afirmou que - "na maioria dos países, a sobrevivência para alguns dos tipos de câncer mais comuns melhoraram, no entanto ainda resta muito por fazer".


Por exemplo: a taxa de recuperação para câncer de mama na França e Finlândia é de 87%, e no Brasil aumentou de 78% no fim dos 90, até 87% durante a década passada. O panorama em países do terceiro mundo, ao contrário, não é tão alentadora: mais de 75% dos pacientes que vão ao instituto de tratamento de câncer em Uganda chegam em etapas 3 e 4 da doença, o que torna muito difícil sua recuperação.

Uma história reportada no estudo conta que há alguns anos apenas um médico em Uganda atendia a 10.000 pacientes ao ano em instalações que não tinham teto, eletricidade constante e sem medicamentos. Ademais existem os fatores culturais: Uganda tem 57 tribos, cada uma das quais possui um idioma ou dialeto diferente.

Esta mesma situação apresenta-se em povoados e comunidades apartadas em outros países da África, Ásia e América Latina, onde a incidência do câncer se agrava devido à dificuldade para acessar serviços de saúde. No entanto, o mérito deste estudo consiste em colocar sobre alerta os governos e autoridades de saúde a respeito da desatenção dispensada aos mais pobres.

Via | npr.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Só pesquisar no google: Médico italiano cura do câncer. Além do bicarbonato de sódio a graviola é uma outra opção de cura.

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!