Descobridor da estrutura do DNA põe seu Nobel à venda
Seguramente você já ouviu falar de James Watson, co-descobridor da estrutura do DNA em 1953. Watson é conhecido por ser língua solta e passou à história também por seus comentários "coloridos" sobre diversos temas, por exemplo, a homossexualidade, a obesidade, a cor da pele, Hitler, África e os irlandeses. Uma destas declarações custou seu emprego em 2007 e tudo parece apontar que a crise o afetou porque decidiu colocar à venda a medalha de seu prêmio Nobel.
Esta não é a primeira vez que um ganhador do Nobel vende sua medalha. Outras vezes alguns descendentes já tinham feito. Neste caso, o preço inicial será de 2,5 milhões de dólares. A medalha de Francis Crick, o outro descobridor da estrutura do DNA, foi vendida por 2 milhões há um par de anos.
A venda da joia será organizada pela casa de leilões Christie's, em Nova York, em dezembro. Watson espera obter suficiente dinheiro para comprar uma pintura de David Hockney e doar algo às instituições "que lembram dele". Ainda que ele mesmo comentou que a venda não é mais que uma última tentativa de convencer a comunidade científica de que "não é um racista da maneira tradicional" e é uma maneira de reentrar (sic) na vida pública.
Watson foi descrito como "Calígula da biologia" e era famoso por sua arrogância, inclusive para os padrões dos professores de Harvard. Quem esteja interessado em adquirir o prêmio poderá ofertar, também, pelas anotações de seu discurso de aceitação e outro para uma conferência que ele fez no dia seguinte de receber o prêmio.
Via | Slate.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!