Armadura de grafeno é duas vezes melhor que os coletes a prova de balas
Ainda que saibamos que o grafeno seja um material sumamente forte, não tinham comprovado ainda sua resistência contra projéteis de alta velocidade como as balas. Agora, cientistas da Universidade de Massachussetts publicaram os resultados de sua pesquisa, revelando que o grafeno é duas vezes mais efetivo que o kevlar usado nos coletes a prova de balas à hora de resistir impactos.
Para realizar os testes, os pesquisadores instalaram um pequeno campo de tiro, onde usaram lasers para vaporizar filamentos de ouro que por sua vez dispararam uma bala de vidro de poucos micros de tamanho. Esta bala viajou a 3 mil metros por segundo (10.800 quilômetros por hora), e entre 10 e 100 folhas de grafeno receberam seu impacto. O resultado foi que as folhas de grafeno esticaram e formaram um cone no ponto de impacto, que ao final rachou de forma radial para o exterior.
Apesar das fissuras formadas determinaram que o grafeno é duas vezes mais forte que o kevlar e dez vezes mais que o aço quando se trata de absorver impactos. Por outra parte, isto não significa que os coletes a prova de balas serão substituídos logo, pois este material multiusos e sumamente leve ainda dista de ser o suficientemente econômico para produzir em massa.
Via | PhysOrg.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!