Sapos poderiam predizer os terremotos
A História conta dezenas de casos nos quais os animais foram, de alguma forma, capazes de predizer quando ocorreria um terremoto. O ser humano tem até procurado se cercar de outras espécies que possam dar alertas em caso de um tremor, no entanto, ainda não descobrimos o animal adequado. Agora aparece um novo candidato em potencial: os sapos.
A hipótese foi levantada após que uma colônia completa de sapos fugiu da localidade de L'Aquila (Itália), três dias antes de que ocorresse um terremoto em 2009. Rachel Grant, bióloga da Universidade Aberta de Milton Keynes estava fazendo um estudo de rotina sobre o comportamento dos sapos no momento em que ocorreu o sismo. Grant notou um comportamento inusual: cinco dias antes do tremor, a população de sapos machos na colônia decaiu em 96%, enquanto três dias antes do terremoto, a colônia inteira havia se retirado.
Ainda não está claro como é que os sapos percebem a chegada de um terremoto, sobretudo porque conduzir este tipo de experimento é praticamente impossível pela imprevisibilidade dos movimentos telúricos. Ainda que parece uma mais pareça uma piada sem graça, a informação é valiosa porque é muito difícil estudar o comportamento de animais selvagens antes, durante e após um terremoto.
Ainda que outros animais sejam conhecidos por pressentir os tremores, é surpreendente o tempo de anterioridade da predição dos sapos. Enquanto peixes, ratos e cobras são capazes de captar um terremoto momentos antes, estes anfíbios poderiam funcionar como um sistema de detecção temporão. Os cientistas especulam que os sapos poderiam sentir mudanças atmosféricas, tais como a liberação de gás radônio, ou variações nas ondas gravitacionais.
Via | BBC News.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!