Neandertais e humanos são espécies diferentes (apenas por um nariz)

LuisaoCS

ciencia

A resposta à maneira em que o homem de Neandertal e nossos antepassados Homo sapiens conviveram na Terra parece que esteve o tempo todo em frente a nossos narizes. O nariz poderia ser o "elo perdido" que os paleontólogos não encontravam porque buscavam no lugar equivocado, segundo uma pesquisa do laboratório de paleontologia da Icahn School of Medicine de Nova Iorque.

Esta pesquisa realizou um mapa morfométrico tridimensional do rosto humano de diferentes populações atuais, tratando de vincular com os fósseis disponíveis de Neandertal, talvez tentando estabelecer uma genealogia ou ao menos uma traço evolutivo. Mas o que encontraram foi bem mais interessante.


Parece plausível a hipótese de que os homens de Neandertal tiveram um desenvolvimento evolutivo diferente ao do Homo sapiens, motivo pelo qual pode ser observado na organização do aparelho respiratório. William Lawson, diretor do laboratório encarregado, disse que a abertura nasal do Neandertal era similar à de algumas populações humanas, mas que a protuberância que apresentam seus narizes é "assombrosamente diferente" à do Homo sapiens. A abertura nasal dos humanos apresenta prognatismo ou projeção da parte média do rosto, o que implica uma forma de respiração diferente.

Uma das conclusões do estudo é que a extinção do Neandertal pôde ser devido à concorrência direta com os humanos e não a sua incapacidade para se adaptar a mudanças climáticas.

Jeffrey Laitman, outro pesquisador da Icahn School, acha que o estudo é importante primeiro, a nível morfológico, porque leva em conta toda a estrutura nasal do Neandertal em vez de se concentrar em apenas um detalhe, o que permite concluir que - "os Neandertais são nossos parentes próximos, mas não são nós".

Mas é importante também porque permitirá construir uma nova ideia do homem de Neandertal como uma espécie plenamente identificada com suas próprias características morfogenéticas, o que, à medida que se desenvolvam novos estudos, permitirá propor melhor a pergunta: de onde viemos?

Via | Daily Mail.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!