Hedy Lamarr: atriz, inventora e engenheira precursora de ideias da telefonia moderna e wifi
Domingo foi o aniversário de Hedy Lamarr (1914-2000), cuja faceta mais conhecida foi a de atriz em filmes como Sansão e Dalila (1949), Êxtase (1933) ou Argélia (1938). Mas além de ter ganhado o sobrenomre da mulher mais bela da história do cinema esta austríaca era também engenheira de telecomunicações e inventora.
Junto com George Antheil patenteou o que chamava um "sistema de comunicações secreto" que basicamente consistia em uma equipamento transmissor de rádio que, sincronizado com outro receptor igual, podia ir mudando de freqüência se ambos estavam sincronizados. Deste modo evitava-se que o inimigo -era na época da Segunda Guerra Mundial- pudesse receber os sinais de forma contínua.
O invento passou por outros avanços tecnológicos, e foi usando fielmente anos depois em sistemas militares; a primeira vez foi em 1962, durante a crise dos mísseis de Cuba.
Já nos 80 a ideia de Hedy e Antheil foi empregado ou também na incipiente telefonia móvel, que precisava de um sistema para que os diferentes terminais não causassem interferência ao usar os mesmos canais ao mesmo tempo, algo também foi sucedido por tecnologias mais modernas como o wifi ou os aparelhos bluetooth. De maneira que em cada casa temos hoje em dia telefones e equipmentos sem fio baseados, pelo menos em sua primícia, naquela ideia de utilizar vários canais que vão mudando de forma pseudo-aleatória.
Considerada a "mãe celular", Hedy foi casada com um alemão fabricante de armas, do qual logo se separou ao notar qeu estava envolvido com o nazismo; foi precisamente nesta época que ela notou como era fácil para um terceiro interceptar o sinal contínuo usado para o controle dos mísseis. Apesar de ter patenteado a ideia da frequência variável no percurso entre tranmissor e recetor, ela nunca ganhou dinheiro com isto. Em 1997 recebeu do Governo dos Estados Unidos menção honrosa por ser a precursora dos novos caminhos nas fronteiras da eletrônica.
Além disto a comunidade internacional decidiu que em 9 de novembro seria celebrado a cada ano como o dia do inventor, precisamente em honra a Hedy Lamarr.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!