O buraco negro que desafia todas as teorias

LuisaoCS

O buraco negro que desafia todas as teorias

Os buracos negros converteram-se em um tema particularmente popular da física. Ainda que não os entendemos completamente, parece que há uma teoria sólida por trás deles. No entanto, um buraco achado por cientistas da Universidade de Würzburg põe em dúvida nossos conhecimentos sobre o tema.

Acontece que alguns buracos negros não somente consomem tudo o que encontram pela frente deles, senão que também expulsam matéria. Deste grupo, alguns projetam a matéria com certas pulsações -o que é particularmente raro por si mesmo- mas o buraco estudado pela referida universidade o faz de forma especialmente rápida e em uma área impossivelmente pequena.


Estes flashes requereriam quantidades gigantescas de energia e seriam explicadas utilizando um formalismo chamado aceleração Fermi. Isto requereria grandes quantidades de energia que não podem ser criadas tão rápido quanto são requeridas, além de que a área do buraco é muito pequena para conseguir manter esta reação.

O mais próximo a uma teoria com o que se conta é a "interpretação do pulsar", uma estrela que morreu e ruiu sobre si mesma, convertendo-se em uma coisa estranha que gira rapidamente sobre si mesma emitindo dois jatos de luz, similares aos emitidos pelos buracos negros.

Para poder explicar como funciona o mecanismo em um buraco negro deverão coletar muitos mais dados e trabalhar na parte matemática do formalismo. Por agora só temos outro mistério em frente a nós e muitas conjecturas.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Há mais coisas sob o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia...

( William Shakespeare )

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!