Nova teoria sugere que universos paralelos não só existem: interagem entre si

LuisaoCS

Nova teoria sugere que universos paralelos não só existem: interagem entre si

A teoria dos universos paralelos está sobre a mesa desde os anos 70. Discutiu-se muito sobre suas possibilidades para explicar fenômenos até agora sem solução, mas a teoria foi abraçada sobretudo na ficção científica. Mas os físicos Howard Wiseman, Michael Hall e Dirk-Andre Deckert, do Centro de Dinâmica Quântica Griffith e da Universidade de Califórnia, respectivamente, publicaram uma interessante adição ao tema na revista Physical Review X.

A equipe propõe não só que os universos paralelos existem, senão que interagem entre si. Sua teoria é um passo adiante à "Interpretação dos Muitos Mundos" de Hugh Everett, que popularizou a ideia dos universos paralelos: agora se trata da "Teoria dos Muitos Mundos Interagindo".


Em vez de evoluir independentemente, os mundos próximos influem-se uns a outros por sutis forças de repulsão. No estudo demonstram que uma interação deste tipo poderia explicar muitas anomalias da mecânica quântica, como as violações à lei de causa e efeito, e por sua vez conciliar as inconsistências entre o mundo newtoniano e o espectral mundo quântico. Algumas das asseverações da teoria de Wiseman, Hall e Deckert são as seguintes:

  • O universo que experimentamos é só um de um número gigantesco de mundos. Alguns são quase idênticos ao nosso, enquanto outros são sumamente diferentes.
  • Todos estes mundos são reais e existem continuamente através do tempo e possuem propriedades definidas.
  • Todo fenômeno quântico se manifesta graças a uma força universal de repulsão entre mundos próximos (similares), o que tende a diferenciá-los ainda mais.

A equipe pensa que sua teoria pode ajudar a nos propor novos cenários com as teorias que já conhecemos, colocando as em novas problemáticas.

É pouco provável que as viagens entre universos paralelos sejam uma meta turística em curto prazo, mas talvez em outro universo teremos a possibilidade de atravessar suas barreiras.

Agora prossegue a etapa de tentar provar sua teoria com experimentos -a matemática sugerem elegantemente que os universos interagem- e, se conseguirem, nos aproximarão cada vez mais à ficção científica, de uma forma notavelmente parecida ao que vimos na série "Fronteiras" ("Fringe"), na qual acontecia um universo paralelo que fazia eco no outro e onde ativavam vórtices de intercomunicação.

Via | Engineering.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Acredito plenamente em universos paralelos.Já tive uma experiencia nesse sentido de passar para outra época, com este corpo físico.Era o ano de 2008,a noite, por volta das 21h,estava voltando do Shopping Frei Caneca,para casa quando resolvi seguir por outra rua ( Rua Dr.Cesario
Motta Jr),estava andando,não tinha mais carros e o chão era de paralelepipedo a iluninação da ruas era antiga e não continuavam em toda sua extensão.Onde é atualmente o hotel Dan,vi casinhas que já fora demolidas.Parei na calçada do lado contrário, não havia pessoas andando pela rua ;lembrei que a unica maneira de voltar para a epoca atual (li em livros) é voltar pelo mesmo lugar por onde vim.Foi o que eu fiz.Li depois que a época vivenciada
era o ano de 1911(quando foi instalada a energia eletrica em São Paulo-centro.E voltei.

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!