Por que sentimos que estamos caindo quando dormimos?
Em ocasiões, enquanto estamos dormindo placidamente após uma dura jornada de trabalho... de repente incorporamos sobressaltados porque sentimos que estamos caindo. Muito provavelmente você já passou por isso alguma vez na sua vida (7 em cada 10 pessoas já tiveram esse espasmo), e de fato pode acontecer com bastante freqüência em determinadas épocas da nossa vivência.
Este fenômeno tem vários nomes: mioclonia noturna, espasmo mioclônico ou espasmo hípnico, que geralmente resultam da contração involuntária dos músculos, que desperta violentamente uma pessoa. Por causa disso, o fenômeno pode também ser chamado de "puxão mioclônico".
Este espasmo muscular involuntário que acontece em estágios mais leves do sono, em geral durante a transição entre a vigília e o sono, ainda que algumas vezes possa provocar um grande sobressalto, em realidade é um sinal benigno. Geralmente, ocorre quando a pessoa está dormindo em uma posição desconfortável, muito cansada ou dormiu pouco ou mal durante os dias anteriores. Ainda que pode ter uma exceção, tal e qual assinalam Joan Liebmann-Smith e Jacqueline Nardi Egan em "Escute seu corpo":
"No entanto, algumas vezes pode ser que acordemos repetidas vezes por causa de espasmos noturnos. Estes movimentos convulsivos constituem uma autêntica afecção médica denominada transtorno do movimento periódico dos membros que pode ser às vezes um sinal do transtorno do sono denominado narcolepsia, no qual uma pessoa dorme sem o querer. (...) Estes espasmos noturnos podem estar associados com a síndrome de pernas inquietas, que é um transtorno neurológico, e outros transtornos do sono.
Há poucas pesquisas sobre o assunto, mas uma teoria sugere que o espasmo mioclônico é resultado do relaxamento dos músculos. Nosso corpo sofre mudanças na temperatura e na respiração quando dormimos, assim, no exato instante em que nosso corpo relaxa se preparando para dormir, o cérebro pode interpretar tais mudanças como um sinal de "falha" e promover o "puxão".
Outra teoria relacionada com desorientação cerebral e relaxamento assevera que, quando o corpo se prepara para entrar em relaxamento profundo, mas a mente continua ativa, o cérebro manifesta um alerta para o corpo reagir. É então acontece a sensação de queda, resultando no sobressalto que muitas vezes vem acompanhado de batimentos cardíacos acelerados.
Para concluir, existe uma outra teoria que preconiza que o corpo obvia ao adormecer da maneira como uma pessoa pode se contorcer quando morre; assim, nesse caso, o espasmo seria um reflexo natural usado para manter o corpo "vivo e funcional".
Um estudo apontou que os puxões mioclônicos ocorrem mais frequentemente em jovens e pessoas que padecem de ansiedade, insônia, fadiga ou desconforto físico, porque o cérebro pode ser mais facilmente confundido nessas condições.
De qualquer forma, se alguma noite que você estiver quase caindo nos braços de Morfeu e acordar repentinamente com uma incômoda sensação de queda ou de um choque, não precisa se preocupar, esta classe de espasmos é uma parte costumária do processo do sono e não representa qualquer risco real.
Via | WiseGeek.
Notícias relacionadas:
Comentários
meu deus eu comfundo com a paralisia do sono me ajudem vou falar os sintomas mas eu sabia quera uma das duas e fiquei calmo repirei fundo na verdade parece que não consegue respirar meu corpo começa tremer e consigo mexer o olho eu tambem tentei movimentar o olho com força para terminar logo mas isso foi em sigundos não seidizer quando mas é de 6 a 10 segundo voce tenta grita e não sai a voz mas eu andei tendo umas pesquizada que voce consegue mover os dedos do pé mas eu quero saber se voces tem dificuldade de dormir por causa do medo me diz nos proximos comentario eu to me chamando de medroso eu tenho 12 de idade e tenho vergonha de falar pra minha familia
Meu marido tem esses puxoes varias vezes por noite. Ele trabalha muito e a noite e de dia dorme pouco. Ai ele quer ficar comigo e com meu filho e fica brigando acho para nao dormir. Eu xreio que isso que subconscientemente faz ele despertar taovrepentinamente do sono varias vezes. Sera q é isso iu pode ser algo mais grave?
Sinto muito esses espasmos, as vese nwm consigo dormir com medo sinto .meu corpo parando minha respiração indo enbora como se estivesse saindo do corpo então acordo com um susto e o coração asselerado.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!