Cientistas criam um cabo de fibra óptica capaz de mover toda a Internet do planeta
Poucos dias atrás, pesquisadores americanos e Países Baixos publicaram um estudo na revista Nature Photonics onde descrevem um método para atingir transferências de dados de até 255 terabits por segundo, se anotando como a conexão digital mais rápida jamais atingida no planeta e superando o anterior recorde de 43 terabits por segundo.
Para consegui-lo, utilizaram um único cabo de fibra óptica que possui uma tecnologia de vários núcleos, especificamente sete núcleos operando em apenas uma linha de vidro. Ademais, dito cabo possui uma extensão de nada menos que um quilômetro, acrescentando méritos a esta nova técnica que poderá ser implementada nas linhas submarinas que alimentam a Internet de grandes cidades e países, mas muito a longo prazo.
A estimativa é que 255 Tbps poderia mover todo o tráfego de dados da Internet em sua horário de ponta utilizando apenas uma linha de fibra óptica multi-núcleo, já que a velocidade se traduz em aproximadamente 32 TB por segundo, com o qual podemos transferir um arquivo de 1GB em menos de 0,03 milissegundos ou então o conteúdo de um HD com capacidade de 1 TB em 31 ms.
Via | Nature.
Notícias relacionadas:
Comentários
é muito legal a fíbra!! amo éla
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!