Más notícias para os vegetarianos: as plantas sentem quando estão sendo comidas

LuisaoCS

Más notícias para os vegetarianos: as plantas sentem quando estão sendo comidas

Ao que parece, é impossível comer qualquer coisa que faça uma sombra e não lastimá-la. Após ver os resultados deste estudo publicado na revista Oecologia, muitos dos vegetarianos que gostam de vangloriar-se por não estarem fomentando o sofrimento resultam banais. Enquanto seu brócolis está quietinho no canto de seu prato, ele sabe bem que a qualquer momento será devorado.

Heidi Appel e Rex Cocroft, pesquisadores da Universidade do Missouri (EUA), demonstraram que as plantas são capazes de sentir quando estão sendo ingeridas ou penalizadas. Inclusive podem reagir ante seu iminente fim ao ativar certas defesas.

Para provar isto, os pesquisadores colocaram lagartas sobre alguns ramos de Arabidopsis (parente da couve e da mostarda), depois tiraram as larvas e colocaram nos ramos lasers e pequenos espelhos que imitavam as vibrações emitidas pelas lagartas quando se alimentam deles. Quando os cientistas depois voltaram a colocar os insetos reais nas plantas, descobriram que a prévia exposição às "vibrações de alimentação" resultavam em um incremento de óleo de mostarda: um químico que repele muitas espécies de insetos herbívoros.

Em outras palavras, as plantas responderam ativamente ao que perceberam como uma ameaça iminente e ativaram suas defesas. E mesmo que já há algum tempo saibamos que as plantas podem se comunicar entre elas, cheirar coisas e responder surpreendentemente a estímulos externos, esta é a primeira vez que um experimento demonstra que respondem ao que Appel chama "uma vibração ecologicamente relevante".

Isso não significa que as plantas sofram como os animais, pois não têm sistema nervoso central. Mas a crença em que os únicos seres sencientes são os animais pode ser eliminado de uma vez. A salada que você vai comer sabe que vai ser comida e de alguma maneira "escuta" as vibrações de seus dentes mastigando e reage discretamente ante isso.

Fonte: Independent.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

■

Falta de cobalamina, em pleno século XXI, no Brasil? E os alimentos enriquecidos? E os suplementos? Tudo bem, se estivéssemos no meio de uma selva, ou pantanal; ou em Plutão...

Como dá para notar a falta de cobalamina detona o humor de qualquer um. ^^

Todo ser vivo tem mecanismos de defesa ante a propria extinção. Isso não significa consciência do próprio sofrimento(quando não há sofrimento) e muito menos prova uma relação familiar entre elas. As plantas se defendem, mas o desenho que ilustra esse post é ridículo, sensacionalista.

Vegano: "A planta expele óleo de mostarda como um reflexo de certas vibrações. Isso é tudo."
Onívoro: "Ela ouve a si mesma sendo comida".
Ainda não convence que matar animais para comer é, no mínimo, esteticamente desagradável.
Além disso, veganos se alimentam do reino fungi, que já mostrou ter alguma... Inteligência.
Mas tudo bem, alguém poderia alegar que eu não li o último parágrafo deste post.

Como é aquela planta que se fecha?

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!