Alan Eustace: O vice-presidente do Google bate o recorde de Felix Baumgartner
O austríaco Felix Baumgartner ficou famoso mundialmente há dois anos quando bateu o recorde de queda livre desde o ponto mais alto, 39.068 metros. Sua façanha foi retransmitida ao vivo e milhões de pessoas em todo mundo viram o seu salto.
Agora, na sexta-feira passada, sem fazer ruído, quase passando despercebido, o vice-presidente do Google Alan Eustace, de 57 anos, saltou desde uma altura de 41.150 metros e bateu o recorde de Baumgartner.
Eustace ascendeu em um balão de hélio sobre o deserto do Novo México (EUA) e lançou-se em queda livre atingindo uma velocidade máxima de 1.322 quilômetros por hora, rompendo a barreira do som e superando assim também em velocidade o recorde de Baumgartner, que foi o primeiro humano em romper essa barreira.
O executivo do Google levava um traje pressurizado como o dos astronautas desenhado especialmente para aguentar altitudes e velocidades extremas como as que suportou durante a queda livre, antes de abrir o paraquedas.
Eustace, que demorou duas horas para chegar de balão até os 41.150 metros, desceu em apenas um quarto de hora.
O salto marca um projeto da corporação Paragon Space Development dedicado à exploração da estratosfera. Ainda que Eustace seja um dos executivos do Google, saltou a título pessoal e a empresa tecnológica não está envolvida no projeto.
Este foi o salto de Baumgartner:
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!