Um homem paralisado volta a caminhar depois de receber um transplante de células do nariz em sua coluna
Darek Fidyka, um búlgaro de 40 anos, recebeu uma facada nas costas em 2010 que deixou seu corpo paralisado do peito para abaixo. Agora voltou a caminhar com a ajuda de um andador. Fidyka foi submetido a uma operação pioneira em várias fases, na qual transplantaram células de glia envolvente olfativa, procedentes de sua cavidade nasal, para sua coluna vertebral.
O tratamento foi realizado por uma equipe de cirurgiões do Centro de Neuro-Reabilitação Akson em Wroclaw, Polônia, em colaboração com especialistas em regeneração neuronal da University College London.
Os detalhes da pesquisa foram publicadas na revista Cell Transplantation em setembro de 2013. Desde então, o programa de televisão da BBC Panorama acompanhou em exclusiva o projeto e filmou a reabilitação do paciente. Com o material obtido produziu um documentário que será transmitido esta noite e do qual podemos ver uma pequena parte no vídeo que encabeça este post -atenção: o vídeo contém imagens de cirurgia que podem resultar duras para determinadas pessoas-.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!