Criam cápsulas de cocô congelado para combater infecções intestinais
Até agora, determinados problemas
intestinais, como os efeitos da bactéria Clostridium difficile, responsável por 500.000 casos anuais de infecções só nos Estados Unidos, e aproximadamente 15.000 mortes a cada ano, deviam ser tratados até agora com um transplante de fezes, por exemplo através de uma sonda íntima ou por colonoscopia.
Mas graças a um estudo preliminar do Hospital Geral de Massachusetts em Boston o processo poderia ser simplificado muito, segundo publica a revista Journal of the American Medical Association: usar matéria fecal congelada dentro de uma cápsula que seria tomada por via oral, como quem toma uma aspirina.
No ensaio preliminar com humanos, selecionaram massa fecal de quatro voluntários, que foram administradas a 20 pacientes infectados por Clostridium difficile. Os pacientes receberam 15 cápsulas durante os dois dias seguintes. Finalmente, 70% dos pacientes (14 pessoas) resolveram o problema da diarreia depois da primeira administração das cápsulas; as 6 pessoas restantes conseguiram o mesmo quatro dias mais tarde. Passados 8 meses os pacientes seguiam sem sintomas. Segundo Ilan Youngster, coautor do estudo:
- "Se utilizarmos este método em novos estudos com controles mais ativos poderia ser demonstrado a eficácia deste tratamento e torná-lo mais acessível a mais pacientes".
Os pesquisadores sublinham que a terapia, ainda que possa parecer simples, deve ser realizada sob estrita supervisão médica e advertem ao público que não devem tentar replicar o tratamento em casa.
Via | Daily Mail.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!