A primeira cosmonauta chega à Estação Espacial Internacional
Em 26 de setembro às 02:25, hora local, decolou do cosmódromo Baikonur, na República do Cazaquistão, uma nave Soyuz com rumo à Estação Espacial Internacional. A bordo encontravam-se três astronautas para substituir à tripulação já em órbita, entre eles a primeira mulher russa que servirá na estação.
Yelena Serova acompanha seu colega russo Alexander Samokutyaev e o americano Barry Wilmore, que substituirão o comandante russo Maxim Suraev e os engenheiros de vôo Alexander Gerst, da Alemanha, e Reid Wiseman dos EUA, que regressarão à terra em novembro.
Yelena e companhia ficarão em órbita a uma altitude de 420 km durante 170 dias, com sua volta prevista para março de 2015 e enfrentando o incerto futuro da estação após que a Rússia tenha recusado a proposta americana de prolongar a vida útil da estação para além de 2020.
A viagem durou perto de seis horas e a NASA confirmou que a cápsula já se encontrava segura em órbita, e apenas nove minutos após o lançamento começaram a sentir a gravidade quando um coelho de pelúcia, que tinha consigo uma bandeira da Rússia, começou a flutuar pela cápsula.
A primeiro mulher em comandar a ISS foi a americana Peggy Whitson, da expedição 16 da EEI, 44 anos após que a russa Valentina Tereshkova se converteu na primeiro mulher no espaço.
Via | Reuters.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!