Encontram outra pista sobre a existência de matéria escura
Em 1933 Fritz Zwicky propôs a existência de um tipo de matéria não visível para explicar a velocidade orbital das galáxias em aglomerados. A matéria escura não é mais que matéria que sabemos que está aí porque tem efeitos gravitacionais sobre a matéria visível mas que não emite suficiente radiação eletromagnética para ser detectada atualmente. É o equivalente cosmológico do homem vestido todo de preto em frente a um fundo também preto no show de marionetes que sabemos que está ali, mas não podemos identificar.
O mistério aumenta quando levamos em conta que a matéria escura constitui 21% da massa do Universo observável. A comunidade científica está na constante caça de uma pista da existência desta matéria, e parece que o detector Alpha Magnetic Spectrometer (AMS) na estação internacional encontrou evidência que poderia ajudar a comprovar a existência da matéria escura.
O AMS detectou 41 bilhões de partículas e, segundo o artigo publicado em Physical Review Letters e uma conferência do CERN, foram detectados pósitrons, a antipartícula do elétron, isto é, que tem a mesma massa e carga; no entanto, é positiva. Estes pósitrons apontam a que há uma fonte destas antipartículas que não foram descobertas ainda e que bem poderia ser uma colisão de matéria escura. Isto é, então uma nova pista que somado aos novos observatórios poderia levar ao lugar perfeito para caçar à elusiva matéria escura.
Via | NBC News.
Notícias relacionadas:
Comentários
Estudem o FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL e terão mais respostas.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!