Prêmios Ig Nobel 2014: o mais mirabolante da ciência

LuisaoCS

Premios Ig Nobel 2014: o mais mirabolante da ciência

Que acontece com o cérebro das pessoas que vêem Jesus em uma torradas? Que acontece as renas quando vêem humanos disfarçados de ursos polares? Quanto atrito é gerado por um sapato que escorrega em uma casca de banana?

A ciência também tem um senso do humor que é exercitado rindo de si mesma na tradicional entrega dos Prêmios Ig Nobel na Universidade de Harvard pelo Instituto de Pesquisas Improváveis. Esta cerimônia, que debocha da seriedade do Prêmio Nobel, busca celebrar as pesquisas científicas que primeiro fazem rir e depois pensar.

Uma menção honrosa à proposta do pesquisador Tomer Ullman, que argumentou que nossos ancestrais carregavam bebês nas costas quando iam ao campo de batalha para receber um estímulo extra de adrenalina -aparentemente gerada pelo intolerável gemido das crianças, em uma sangrenta e ignóbil teoria merecedora deste prêmio. A seguir, a lista de ganhadores de 2014:


  • Física: Kiyoshi Mabuchi, Kensei Tanaka, Daichi Uchijima e Rina Sakai por medir o atrito entre um sapato e uma casca de banana uma pessoa pisa na casca no chão.
  • Neurociência: Jiangang Liu, Jun Li, Lu Feng, Ling Li, Jie Tian e Kang Lee por tentar entender o que acontece nos cérebros das pessoas que crêem ver o rosto de Jesus em uma torrada, ou a neurociencia da pareidolia.
  • Psicologia: Peter K. Jonason, Amy Jones e Minna Lyons por acumular provas de que as pessoas que tresnoitam são geralmente mais narcisistas, manipuladoras e psicopatas que as pessoas que madrugam.
  • Saúde pública: Jaroslav Flegr, Jan Havlíček e Jitka Hanušova-Lindova e David Hanauer, Naren Ramakrishnan e Lisa Seyfried por pesquisar se é perigoso para a saúde mental das pessoas possuir um gato.
  • Biologia: Vlastimil Hart, Petra Nováková, Erich Pascal Malkemper, Sabine Begall, Vladimír Hanzal, Miloš Ježek, Tomáš Kušta, Veronika Němcová, Jana Adámková, Kateřina Benediktová, Jaroslav Červený e Hynek Burda por documentar com todo o cuidado que quando os cães defecam e urinam preferem alinhar o eixo de seu corpo com as linhas norte-sul do campo magnético terrestre.
  • Arte: Marina de Tommaso, Michele Sardaro e Paolo Livrea por comparar a dor que as pessoas sentem quando olham um quadro feio com o que sentem quando olham um quadro bonito e disparam um laser em sua mão.
  • Economia: Instituto Nacional de Estatística da Itália, por tomar a liderança em cumprir com o mandato da União Européia de aumentar o volume de suas respectivas economias nacionais incluindo nestas os rendimentos por prostituição, drogas, contrabando e outros tipos de transações ilegais.
  • Medicina: Ian Humphreys, Sonal Saraiya, Walter Belenky e James Dworkin por tratar os sangramentos de nariz incontroláveis preenchendo as fossas nasais com carne de porco defumada.
  • Ciência Ártica: Eigil Reimers e Sindre Eftestøl por estudar como as renas reagem ao ver seres humanos disfarçados de ursos polares.
  • Nutrição: Raquel Rubio, Anna Jofré, Belém Martín, Teresa Aymerich e Margarita Garriga por seu estudo intitulado "Caracterização de bactérias do ácido láctico isoladas de fezes infantis como potenciais cultivos probióticos de partida para salsichas fermentadas".

Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!