Panda finge uma gravidez para melhorar sua qualidade de vida
As esperanças de que novos ursos panda nascessem em Beijing (China), foram frustradas na passada terça-feira quando os especialistas descobriram que a "mãe" poderia estar mais centrada em receber brotos de bambu extras do que em dar a luz.
A panda gigante, Ai Hin, tinha mostrado sinais de gravidez no Chengdu Research Base of Giant Panda Breeding no mês passado. Já haviam inclusive planejado uma transmissão ao vivo do acontecimento, mas foi cancelado quando descobriram que seu comportamento e índices fisiológicos tinham voltado à normalidade. Segundo especialistas Ai Hin experimentou uma "gravidez psicológica".
O centro de criação, no sudoeste da província de Sichuan, comumente translada os pandas que acham que estão grávidas para instalações individuais com ar condicionado e atenção 24 horas por dia.
- "Ali recebem mais bolos, frutas e bambu, motivo pelo qual alguns pandas inteligentes utilizam isto em sua vantagem para melhorar sua qualidade de vida", disse Wu Kongju, um tratador do centro.
A gravidez fantasma é comum entre os animais em perigo de extinção, e muitos ursos continuam mostrando comportamento de gravidez após notar a diferença de trato que recebem.
Quando Ai Hin tinha seis anos, experimentou uma redução de apetite, menor mobilidade e um aumento nos hormônios quando detectaram pela primeira vez sua "gravidez", antes de que novas observações concluíram que era falso.
O habitat natural do panda gigante encontra-se no sudoeste montanhoso da China. Ali vivem perto de 1.600 pandas em liberdade e outros 300 em cativeiro. Apenas 24% das fêmeas em cativeiro dão a luz, o que propõe uma grave ameaça para a sobrevivência da espécie.
Via | IFLScience.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!