A ciência sugere que há um singular traço de personalidade para o sucesso na vida
Em termos de sucesso profissional e pessoal, certas pesquisas apontam a um caráter humano que supostamente é o mais recomendável de todos: a conscienciosidade. Em inglês, de fato, o substantivo é conscientiousness, que seria como um estado mental que existe em si próprio; definido basicamente como ser eficiente, organizado, limpo e sistemático.
- "Ser consciencioso é o estado de ser meticuloso, cuidadoso ou vigilante; implica um desejo de fazer as tarefas bem feitas", aponta o psicólogo Erik Barker. - "Ser consciencioso é também um dos cinco traços do modelo de cinco fatores de personalidade. Inclui elementos como a autodisciplina, o cuidado, a deliberação (o ato de pensar cuidadosamente antes de agir), e a necessidade de realização.
Em realidade, a conscienciosidade sim soa como algo que todos respeitamos ou que inclusive temos em alguns momentos da vida, mas tendemos a extraviar. Este singular traço é acompanhado geralmente de:
- Satisfação trabalhista e financeira;
- Facilidade para arrumar um bom trabalho;
- Casamentos mais duradouros;
- Uma vida mais saudável;
- Maior expectativa de vida.
Mas será que a vida pode ser tão simples como ter ou carecer de um traço de personalidade? Segundo o mesmo estudo, há algo imprescindível que escapa às pessoas totalmente conscienciosas: a criatividade e a independência.
A criatividade implica espontaneidade e saber jogar com os elementos que nos rodeiam. Alguém que é muito meticuloso e metódico tende a ser cego a este tipo de possibilidades. A conscienciosidade também implica pertencer e fazer caso de todas as convenções para poder funcionar e pertencer a um mundo social e profissional de pessoas igualmente conscienciosas.
Assim, ser consciencioso é sem dúvida uma característica virtuosa e respeitável em vários aspectos da vida, mas a custo de algo importante. O ponto médio, outra vez, parece ser a melhor opção.
Via | Time.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!