Estudo revela forte vínculo entre o Parkinson e a depressão

LuisaoCS

Estudo revela forte vínculo entre o Parkinson e a depressão

Normalmente os médicos consideram só os sintomas físicos como parte importante de uma doença, mas no caso de doenças como o Parkinson os sintomas emocionais podem ser também importantes.

Sabe-se que a depressão é um sintoma comum da doença de Parkinson, uma desordem crônica neurodegenerativa normalmente associada com tremores corporais que, a longo prazo, impedem realizar as mais simples tarefas -ainda que os pacientes de Parkinson não necessariamente apresentem estes sintomas-. No entanto, até agora ninguém sabia o verdadeiro impacto da depressão nos pacientes.


Um novo estudo realizado por pesquisadores da Northwest Medicine e da National Parkinson Foundation revelou que, apesar de ser um sintoma muito comum, a depressão é muito pouco tratada como parte da doença.

Analisando um banco de dados que reúne informação de mais de 7 mil casos a equipe descobriu que, entre os pacientes que mostravam níveis altos de depressão, só para 1/3 foram prescritos antidepressivos ou algum tipo de terapia.

Com base nestes resultados, Dany Bega, um dos autores do estudo, recomenda que os médicos estejam mais atentos a todas as dimensões da doença e que a depressão seja considerada como parte da mesma, pois se os pacientes não forem tratados de maneira íntegra é muito difícil conseguir melhorar sua qualidade de vida.

Via | Science Daily.


Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!