O criador das pop-ups pede desculpas por seu invento

LuisaoCS

O criador das pop-ups pede desculpas por seu invento

Dificilmente há algo mais inoportuno na Internet do que encontrar com estas chatas janelas que emergem do nada e ficam pipocando na tela. Tanto faz se é publicidade ou qualquer outra coisa, é muito chato batalhar com as pop-ups, sobretudo quando não se dão por vencidas e parecem desafiar sua paciência de propósito. Felizmente, existem muitas soluções para evitá-las, independentemente do navegador que você utilize.

Seu criador, Ethan Zuckerman, parece estar consciente do dano que provocou e pediu desculpas públicas, de acordo com The Verge. O ensaio em o que Zuckerman busca se reivindicar foi publicado por The Atlantic e oferece uma análise interessante em torno da publicidade na Internet.


O programador explica que tudo começou quando uma empresa de carros contratou publicidade no antigo Tripod e mostrou seu desacordo ao descobrir que promovia conteúdo pornográfico. Zuckerman teve uma ideia que deixaria o cliente e o anunciante contentes, ainda que descuidasse um pouco dos usuários:

- "Escrevi o código para abrir uma nova janela e mostrar o anúncio ali. Sinto muito. Nossas intenções eram boas."

Porque, sejamos sinceros: na Internet praticamente nada é grátis. Em caso que assim pareça, em realidade nós -ou nossos dados- somos o produto. Neste contexto, além de pedir desculpas públicas, Zuckerman qualifica à publicidade como o pecado original da Internet e faz uma reflexão para buscar novas opções de financiamento. Em todo caso, é um convite que tem bastante sentido, sobretudo se levarmos em conta que muitos algoritmos monitoram o comportamento dos usuários a fim de mostrar publicidade que encaixe melhor com os gostos de cada pessoa.

Perdoamos Ethan? Eu diria que sim, sobretudo levando em conta que foi ele quem propôs utilizar gatos para fazer ativismo digital, algo conhecido como a teoria do gato adorável.


 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!