Conseguiram sequenciar o genoma completo do gato doméstico
A Internet está a ponto de explodir de ternura. Em 1975 foi anunciado que, pela primeira vez, tinham completado o genoma de um organismo, o bacteriófago φX174. Em 1984 anunciaram a sequência completa do herpesvírus humano Epstein-Barr, e em 1995 foi a vez de publicarem a primeira sequência de um organismo de vida livre, o Hæmophilus influenzæ. Em 1996, a primeira sequência do cromossoma humano e em 2001 saiu o primeiro rascunho do genoma humano, completado depois por Craig Venter.
Em 2014 a ciência chegou a um divisor de águas nas técnicas de sequenciamento do DNA: publicaram o genoma de um gato.
O gato em questão é um gato caseiro, Felius catus, de nome "Cinnamon" e membro de uma dinastia de ternura que começou na Suécia. Para conseguir dar sentido a todos os dados liberados pelo estudo utilizaram sequências genômicas previamente terminadas, e uma técnica chamada "Light (Two-Fold) genome sequence coverage".
Entre os animais que contribuíram com sua informação genética para a descoberta se encontra o humano, o rato, o camundongo, o cão, a vaca e o chimpanzé. O estudo conseguiu identificar 20.285 genes putativos em Cinnamon. Também, como as diferentes linhas de mamíferos compartilham um ancestral comum de há 100 milhões de anos, identificaram centenas de cromossomas que tinham leves mudanças -mas grandes semelhanças- entre os diferentes mamíferos comparados.
Isto põe o gato como uma excelente opção para modelar doenças *nfecciosas próprias dos humanos, como por exemplo o HIV/AIDS, que tem uma versão similar chamada VIF (Vírus da imunodeficiência felina). Também esperam poder estudar mais a fundo as doenças hereditárias, como a mutação que carregava o pedigree de Cinnamon que causa a retinite pigmentosa, uma doença degenerativa que pode causar cegueira nos humanos.
O artigo completo pode ser lido em no jornal Genome e foi publicado pelo "Cat Genome Project", baseado no Instituto Nacional do Câncer em Frederick.
Entre os organismos cujo genoma já foram sequenciados podemos enumerar o feijão, o Neanderthal, o tomate, e proximamente a batata.
Via | io9.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!