Sony desabilita o suporte ao Linux no PlayStation 3
A burrice nas decisões da divisão de videojogos de Sony chegou a um nível nunca antes imaginado. Se durante anos vem brincando de gato e rato com a comunidade de programadores homebrew do PSP tentando desabilitar uma e outra vez a possibilidade de executar software feito em casa em consoles portáteis agora decidem fazer algo bem pior no Playstation 3:
Após o conhecido GeoHot liberar um exploit para possibilitar a execução de código não autorizado no Playstation 3, decidiram terminar com a opção que permite burlar o sistema: o Other OS.
Other OS (oficialmente Open Platform for Playstation 3) permite instalar outro sistema operacional no console, geralmente Linux; desta maneira é possível aproveitar o vasto poder do console como computador desktop, para poder usá-lo como média center, e portanto diferenciando se amplamente frente a seus competidores: Xbox 360 e Wii (que são muitíssimo mais restritivos).
Em um comunicado oficial explicam que tiram a opção para manter a segurança no Playstation 3 e para ajudar a que os donos do console permaneçam tendo acesso ao conteúdo de jogos e entretenimento oferecido pelo produto.
Existe a opção de não perder esta funcionalidade, é só não atualizar o firmware. Mas se isto for feito, você se veria impossibilitado de:
- Acessar a Playstation Network, portanto não seria possível jogar on-line com outras pessoas em nenhum videojogo.
- Reproduzir videojogos ou discos Blu-Ray que requerem firmware 3.21 ou superior.
- Conteúdos com DRM.
- Instalar novas funções disponíveis após a versão 3.21 do firmware.
Na hora de publicar este artigo, o comunicado da Sony já tinha mais de 1.100 comentários, a grande maioria contrários a decisão. Difícil entender as companhias que para "se protegerem" decidem simplesmente amputar funções de seus dispositivos após a venda e prejudicar seus clientes.
Via | Blog Sony.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!