Descoberto um dinossauro com quatro asas na China
Uma equipe de paleontólogos internacionais achou na província de Liaoning, ao nordeste da China, o esqueleto completo de uma nova espécie de dinossauro alado que viveu há 125 milhões de anos e que foi batizado com o nome de Changyuraptor yangi. As análises efetuadas no fóssil revelam que se trata de um indivíduo adulto que media 130 centímetros do bico ao rabo, pesava aproximadamente 4,1 kg e tinha o tamanho de um peru.
As instâncias desta espécie, que pertence à família dos dromeossaurídeos, tinham a particularidade de possuir longas plumas tanto em suas patas traseiras quanto nas dianteiras, de maneira que dispunham de quatro asas. Seus rabos eram longos e possuíam penas que chegavam a atingir até 30 centímetros, o equivalente a 30% de seu tamanho corporal.
Apesar de possuir quatro asas, os especialistas que analisaram seus restos não conseguiram determinar se o Changyuraptor yangi voava ou aproveitava a superfície de sustentação adicional conferidas por suas plumas para planar.
Seja como for, se converteu no maior dinossauro de quatro asas já desenterrado, sendo 60% maior do que o anterior, o Microraptor zhaoianus. Tanto uma espécie quanto a outra pertencem ao gênero dos microraptores, que viveram no início do período Cretáceo, há aproximadamente entre 131 e 125 milhões de anos, onde hoje conhecemos como Ásia.
Via | Nature.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!