O ser humano usa apenas 10% do cérebro - Mitos da Ciência

LuisaoCS

O ser humano usa apenas 10% do cérebro - Mitos da Ciência

A história de que o ser humano utiliza apenas 10% do seu cérebro é um dos mitos mais estendidos e persistentes em todo o mundo. Para começar que o cérebro consome 20% da glicose e do oxigênio do corpo. De forma que não teria muito sentido que a evolução tivesse permitido que um sistema com altíssima demanda energética fosse desperdiçado.

Quem deu toda essa popularidade à mentira foi Uri Geller, um sujeito que entortava garfos e facas em programas de TV, fazendo referência ao enorme poder mental que qualquer pessoa poderia desenvolver. A idéia é bem bacana, pois, imaginando que isso fosse mesmo verdade, sobrariam mais 90% do cérebro para utilizar e aprender os mais variados assuntos, de maneira que poderíamos nos tornar seres superinteligentes.

Só que não! A divulgada história, cantada inclusive por Raulzito, de que usamos apenas 10% do cérebro é apenas um mito. Não há qualquer razão científica para supormos que apenas 10% do nosso cérebro, ou 10% dos nossos neurônios, ou 10% da nossa capacidade cerebral seja utilizada.

Ademais, se essa asseveração encontrasse procedência, seria uma pista de que a maior parte do cérebro humano é desnecessária. Imagine só alguém sendo baleado na cabeça e, em vez de nunca mais recuperar-se, ouviríamos médicos especialistas dizendo: "Ainda bem que a bala só causou danos aos 80% do cérebro que ele não usava, ufa!".

Em verdade, todas as evidências mostradas nas imagens por ressonância magnética sugerem o contrário: utilizamos nosso cérebro por inteiro. Especialistas estão de acordo que nós já usamos o nosso cérebro, para muitas e distintas funções, em sua totalidade, ainda que nem todo ele ao mesmo tempo.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!