Cientistas russos planejam reconstruir a torre de Tesla para abastecer o mundo de energia livre
Dois cientistas russos planejam realizar o projeto para transmitir energia elétrica sem fio que foi parte central do trabalho visionário de Nikola Tesla, o brilhante inventor sérvio que achava que a energia do cosmos podia ser utilizada para alimentar gratuitamente à Terra. Tesla construiu um protótipo, a Torre Wardenclyffe, mas não conseguiu realizar seu sonho.
Agora Leonid e Sergey Plekhanov, do Instituto de Tecnologia e Física de Moscou, dizem ter estudado o trabalho de Tesla e acham que poderão materializar seu ambicioso projeto para dotar o homem de energia livre e acessar o gerador do céu. Os irmãos Plekhanov estão levantando fundos -dizem precisar de 800 mil dólares- para construir uma Torre de Tesla 2.0, que inclui também painéis solares.
Até que ponto isto pode ser um oportunismo montado nos os ombros de um gigante esotérico? Ou trata-se de ciência libertária, o sonho humanitário do fogo dos deuses? Tudo leva a crer que seja a primeira hipótese. Seguramente o grosso da ciência e dos acadêmicos descartariam o projeto, atribuindo-o a um disparate digno dos programas secretos da KGB.
Os autores do projeto, que se encontra em etapa de crowdsourcing, acham que a necessidade de energia elétrica de todo o planeta pode ser satisfeita com a instalação de um painel solar de 316 x 316 km posicionado em um deserto próximo do Equador. Seu argumento baseia-se em uma "interpretação criativa" da teoria de Tesla supostamente confirmada através de um software chamado Ansoft HFSS. Ainda que gostaria muito de acreditar nisso, não poria um centavo no projeto desses dois.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!