2 aviões quase colidem no aeroporto de Barcelona
Este vídeo de um Boeing 767-300 da UTAir abortando uma aterrissagem na pista 02 do aeroporto de Barcelona quando seus pilotos detectaram a presença de um Airbus A340-300 da Aerolíneas Argentinas cruzando a pista está dando a volta peça internet. Mas a verdade é que o uso de uma teleobjetiva compacta as perspectivas e é difícil julgar a distância que dois aviões chegaram a estar.
De fato segundo pode ser lido em "Incident: Argentinas A343 at Barcelona on Jul 5th 2014, runway incursion" nenhuma das duas empresas aéreas apresentou, ao menos por enquanto, alguma reclamação, embora funcionários do aeroporto afirmam que nunca houve qualquer perigo de uma colisão, já que havia espaço o bastante para o avião argentino terminar de cruzar a pista com tempo para que o UTAir aterrissasse sem problemas.
Claro que pode ser discutível que um procedimento leve um avião a cruzar até três vezes a pista ativa para atingir o ponto de decolagem atribuído, ou que a tripulação da Aerolíneas não tenha olhado antes de cruzar a pista ou que tenha decidido seguir rodando depois de ver o 767. De qualquer maneira, está claro que ante a dúvida a decisão da tripulação do 767 da UTAir de arremeter talvez tenha sido a mais segura.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!