Os orgasmos realmente fazem com que as mulheres se apaixonem?

LuisaoCS

Os orgasmos realmente fazem com que as mulheres se apaixonem?

É uma ideia comum e bem estendida que o sexo deixa as mulheres apaixonadas, enquanto só deixa os homens querendo mais. Isto sob o argumento de que a oxitocina, a chamada molécula do amor, é a responsável por este efeito nas mulheres. No entanto, Barry Komisaruk, professor de psicologia na Universidade de Rutgers, tem muito que dizer contra este argumento.

Em primeiro lugar, há que levar em conta que a oxitocina se comporta como um hormônio quando se encontra no fluxo sanguíneo, mas funciona como neurotransmissor quando se encontra no cérebro. Certamente o fluxo de oxitocina nas mulheres atinge seu máximo durante o orgasmo, enquanto nos homens o fluxo é mais gradual, mas isso é só quanto a oxitocina que se encontra no sangue.

Quando a oxitocina é liberada na corrente sanguínea, seu principal efeito é produzir contrações no útero para ajudar o sêmen a fluir ou para ajudar o feto a sair durante o parto. No entanto, muito pouca desta oxitocina chega ao cérebro e ademais não há evidência clara de qual é seu efeito no comportamento humano.

Não parece que a oxitocina seja realmente um hormônio do amor. A informação que temos de seu efeito e que cativou o público está unicamente baseada em estudos com roedores. Talvez seja possível que a oxitocina tenha sim algum efeito no comportamento dos seres humanos, mas ainda não existe evidência experimental que confirme estas conclusões. Em poucas palavras, as mulheres podem ser tão desapegadas em relação ao sexo como (supostamente são) os homens.

Via | Salon.



 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!