Os Neandertais não eram intelectualmente inferiores aos homens modernos
O homem de Neardental foi uma espécie do gênero Homo que habitou a Europa e parte de Ásia durante aproximadamente 300.000 anos até que há uns 40.000 anos, com a chegada dos homens modernos, foi extinto. De compleição robusta e extremidades curtas, fabricava ferramentas rústicas, controlava o fogo, estava muito bem adaptado ao clima frio e se organizava em grupos sociais de umas trinta pessoas.
Os machos tinham uma estatura dentre 1,64 e 1,68 metros, enquanto as mulheres mediam entre 1,52 e 1,56 metros e seu cérebro era igual ou maior inclusive que o do Homo Sapiens. Pese a isso, seu desaparecimento sempre foi comumente atribuído ao seu menor grau de inteligência, que não lhes teria permitido competir com nossos ancestrais quando estes chegaram a Europa procedentes de África.
Esta noção foi rebatida agora pela pesquisadora da Universidade do Colorado em Boulder, Paola Villa, e o arqueólogo da Universidade de Leiden, Will Roebroeks, que em um estudo publicado na PLOS ONE sustentam que o vasto registro de fósseis dos Neandertais em nenhum caso apóia a teoria de que foram menos avançados a nível cognitivo que os homens modernos.
Paola e Will apontam que as escavações realizadas na Europa indicam que o homem de Neandertal utilizava comunicação simbólica de certa complexidade, era um caçador eficiente que fazia uso de armas rudimentares e que sua dieta não era exclusivamente carnívora, senão que também coletava e cozinhava diversas espécies vegetais.
Os pesquisadores sublinham que as evidências arqueológicas sugerem que caçava em grupo, planejava as ações que deviam ser realizadas e tirava proveito das características do terreno em que se encontrava, como manifestam uma série de fósseis achados no sudeste de França, nos quais encontraram restos de uma manada de bisões caçado por clã e que foi conduzido a um despenhadeiro.
Na opinião de ambos, o desaparecimento dos traços morfológicos próprios dos Neandertais no registro fóssil poderia ser acontecido devido nem tanto a sua suposta inferioridade intelectual senão como a um paulatino processo de mestiçagem e assimilação cultural com os Homo Sapiens.
Via | BBC News.
Notícias relacionadas:
Comentários
Nenhum comentário ainda!
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!