SPARK: Geração de energia elétrica através da música

LuisaoCS

Quando eu era criança pensava em como a eletricidade seria gerada no futuro, um futuro que já chegou. Envolvia calçadas que transformariam o peso de uma passada em energia. Na escola técnica até ganhei prêmios com este projeto. Só que isto não aconteceu, o mundo preferiu a energia nuclear e nós estamos bem próximos do apagão por depender de hidrelétricas construídas no período militar, mas esta aqui é uma idéia nova, que me pareceu bem legal.

Sudha, uma percussionista britânica, inventou o SPARK, um chacoalho que converte a energia da percussão em eletricidade -um imã agitado através do centro de uma bobina-. Embora, lógico, não ilumine as ruas, permite que as pessoas, por exemplo, carreguem um telefone celular ou acendam lâmpadas LED por um par de horas, facilitando assim o estudo e leitura nas horas de escuridão.

Isso pode não parecer muito para nós que temos a energia elétrica ao alcance de um interruptor ou tomada na parede, mas em países como o Quênia, onde três quartos da população ainda vivem sem energia elétrica, poderia ser algo que mudaria a vida das pessoas. Para saber mais sobre este excelente projeto, visite a página do financiamento Kickstarter. Se isso soar como uma ótima idéia para você, então talvez poderia ajudar Sudha a alcançar seu objetivo.



Notícias relacionadas:

 

Comentários

Nenhum comentário ainda!

Deixe um comentário sobre o artigo











Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!