Canadenses de 14 anos hackeiam caixa automático com um método tão simples que ninguém acreditou
Aqueles que estão familiarizados com a saga Exterminador talvez lembrem uma cena em a que o jovem John Connor, com ajuda de um amigo e um computador portátil dos 90, conseguia acessar no sistema operacional de um caixa automático e sacar um monte de dólares que depois gastariam em um shopping.
Pois bem, com algumas variações, esta situação aconteceu recentemente no Canadá, onde um par de adolescentes conseguiram hackear a segurança de uma ATM (Automatic Teller Machine), ainda que com um procedimento bem mais simples: encontraram on-line o manual da máquina, inteiraram-se da existência de uma senha que tinha esse modelo por padrão para entrar no modo de configuração e tentaram a sorte, descobrindo que o Banco de Montreal nunca modificou o password. Entre outras funções, na modalidade de operador uma pessoa pode ver quanto dinheiro tem o caixa naquele momento, quantas transações foram feitas no dia e ademais modificar o débito que o sistema faz pela retirada de dinheiro.
Curiosa ou previsivelmente -por sua condição de canadenses-, Matthew Hewlett e Caleb Turon não se aproveitaram da falha e, em contraste, foram a um escritório da instituição para avisar sobre a mesma. Contudo, o pessoal do banco não creu, pelo que exigiram provas do problema. Então os jovens voltaram ao caixa automático, entraram no sistema, mudaram a mensagem de boas-vindas de "Bem-vindo à ATM do BMO" a "Vá embora. Esta ATM foi hackeada", imprimiram alguns documentos das operações, mudaram o débito de uma retirada de um centavo e regressaram ao banco com a evidência pedida.
Então, claro, os encarregados de segurança do bando acreditaram e reagiram de duas maneiras: emitindo um comunicado no qual asseguraram que nem a informação nem as contas de seus clientes estiveram em risco e, por outro lado, contratando Hewlett e Turon para supervisores de sua área de segurança informática.
Cabe mencionar que há algumas semanas, quando anunciaram que Microsoft deixaria de fazer atualizações para o Windows XP, especialistas em segurança disse que talvez os caixas automáticos do mundo -que em sua maioria funcionam com esse sistema operacional- seriam vulneráveis a vírus, hacks e outros problemas de segurança. Os bancos asseguram o contrário, mas a dúvida permanece.
Via | Canoe.
Notícias relacionadas:
Comentários
Canadenses. Se tivesse sido eu... NÃO TERIA ROUBADO, é obvio... teria feito um shenanigan mais... legal.
E eu me achava o máximo fazendo o símbolo do Batman em basic IV.
Não sabia de nada, inocente.
Deixe um comentário sobre o artigo
Comentários devem ser aprovados antes de serem publicados. Obrigado!